O Poder da Mídia Social

março 17, 2009

É possível um simples estudante, que adorava viajar e jogar vídeo games, se tornar um fenômeno mundial, sem ter sequer desejado isso ?

A resposta para essa pergunta, antes do boom da Web 2.0 era : Provavelmente não.

A Mídia Social no entanto, tem esse poder, o poder de alcançar as massas, de comover pessoas simples com coisas simples, de transformar seres comuns em figuras adoradas e respeitadas nesse habitat, que é a grande rede. Mas esse sucesso, também pode as vezes permear o ambiente on-line e passar para o mundo real de carne e osso.

Talvez um dos maiores exemplos disso seja o Garoto Matt, que aos 27 anos, resolveu largar os estudos, e usar o dinheiro que tinha economizado para viajar pelo mundo. Numa dessas viagens, ele resolveu fazer um vídeo gravando uma “dancinha esquisita” em frente a um grande ponto turístico, e postou no YouTube.

Qual não foi sua surpresa ao perceber que as pessoas, ao invés de sacanearem a sua “dancinha esquisita”, passaram a sugerir que ele continuasse dancando em frente a outros pontos turísticos espalhados pelo mundo. O resultado disso, você pode ver no incrível video acima.

Me comoveu muito as partes do vídeo, onde centenas de pessoas se juntam a ele fazendo a mesma dancinha, em diversos lugares do planeta. Esse “interesse das pessoas por pessoas”, resultou no surgimento do famoso site “Where the Hell is Matt?”, que acompanha as aventuras do garoto pelo mundo. No site é possivel ver um mapa que indica onde está Matt agora nesse momento, e também todos os lugares por onde ele já passou. É impressionante !

Falamos tudo isso para mostrar, que quando se trata de Mídia Social, não temos limites… Tudo é possível !

Um artigo bem interessante na internet que fala sobre isso, é o Cinco razões que fazem da Social Media um sucesso. Gostei muito do motivo 2  que diz :

“Os usuários têm o controle sobre o que eles fazem on-line. O seu destino está em suas mãos; podem ser quem quiser, quando quiserem;”

E vocês ? Conhecem outros fenômenos sociais nascidos na Internet ? Posta aí nos comentários.

Anúncios

5 Responses to “O Poder da Mídia Social”

  1. Dani Stain Says:

    Um bom exemplo disso é o wikipedia. Ao inves das antigas enciclopedias onde toda a verdade esta ali e as pessoas apenas consultavam, hoje quem define a verdade é a comunidade que vai pouco a pouco modificando o texto até chegarem num consenso sobre o tema. Ou seja é a comunidade que define a verdade.

    Dani Stain

    • giuferreira Says:

      Exatamente Stain… Os artigos sobre isso costumam dizer que : “As Comunidades se Auto-Regulam”, ou seja, se tiver muita gente querendo colocar a informacao correta, aquele que tentar colocar uma mentira por exemplo, nunca irá prevalecer, pois logo alguem vem e conserta. Por isso a Wikipedia foi considerada confiavel ao longo do tempo, mesmo sendo aberta para qualquer um editar. Abracos e obrigado pelo comentario.

  2. tuti Says:

    muito impressionante….

  3. Beno Says:

    Valeu Giuli! Muito bom ter seus posts sempre antenados não só com aquilo que está acontecendo, mas acima de tudo com aquilo que ainda está por vir. Uma visão sempre a frente do seu tempo!

  4. Rogério Freitas Says:

    Giu, era pra vc ta dançando no lugar dele…
    Já está entre os meus favoritos.uma abraço,
    Rogério


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: